A logística de entrega está sempre em evolução. Em todas as etapas, desde o Centro de Distribuição até a casa do cliente, é necessário se manter atualizado sobre as novas tendências e tecnologias que podem facilitar e otimizar as entregas.

Sobretudo, quando falamos de last mile, é essencial saber o que está acontecendo no mercado e quais são as projeções futuras.

Por que a last mile é tão importante?

Quando falamos que a é essencial pensar em last mile, é porque essa é a etapa mais importante e mais complexa de todo trajeto de entrega.

Isso porque é a etapa que está mais perto do cliente e a que está mais suscetível a erros e contratempos.

Desafios relacionados diretamente com o cliente acontecem, em geral, nessa etapa. Questões como:

  • ausência do destinatário
  • erros de trajeto
  • problemas com endereço

são exemplos do que pode acontecer na last mile.

Além disso, há o grande custo envolvido com a last mile. Porque é uma etapa cara, responsável por algo em torno de 30% a 50% dos gastos com envio, por vários fatores de ineficiência e pela necessidade de ser flexível.

Quais são as tendências para os próximos anos

Agora que está esclarecida a importância de se dar atenção para a última milha, precisamos conhecer quais são as tendências para os próximos anos para ficar de olho.

Afinal, quando falamos de logística, sabemos que novas tecnologias e estratégias sempre surgem. E elas podem transformar a forma como o trabalho é feito hoje em dia. E, para não ficar para trás da concorrência, é necessário se manter em dia dessas novidades.

Vamos a alguns exemplos:

Tecnologia de rastreamento

Essa tecnologia já é muito importante hoje em dia, e, futuramente, tende a ser indispensável.

Isso porque, cada dia mais, o consumidor não quer ficar “às cegas” depois que realiza seu pedido. Quando mais apurada e mais atualizada for esse rastreamento, mais satisfeito o cliente ficará.

Essa realidade é possível com tecnologias de GPS e RFID, que permitem rastrear o movimento de entregas em tempo real Hoje já é possível, através de sensores e da IoT, fazer um monitoramento mais detalhado, para pacotes sensíveis. Onde pode-se monitorar características como temperatura e umidade do objeto.

Same day delivery

Same day delivery (ou entrega no mesmo dia), é uma tendência que se iniciou com grandes varejistas, como Amazon e Mercado Livre, mas a tendência tem sido seguida por diversos 

e-commerces.

Isso porque o cliente, que já conheceu a opção de receber sua encomenda horas depois de ter efetuado a compra, não quer abrir mão dessa comodidade.

E a tendência para a last mile  é que esse prazo reduza ainda mais. Com entregas ultra rápidas, sendo feita em minutos após a confirmação da compra.

Roteirizador

Essa ferramenta, pode ser responsável por muita economia na last mile. E quando falamos de economia estamos nos referindo a economia nos fatores mais importantes para a last mile: tempo e dinheiro.

Isso porque, utilizando a Inteligência Artificial, esses softwares fazem cruzamento de dados e possibilitam opções de rotas com trajetos mais otimizados.

Ou seja, o software não entrega apenas as rotas mais curtas, mas a rota mais inteligente. Considerando todo o trajeto que será percorrido para realizar as entregas.

Microfulfillment centers

Um microfulfillment center é um armazém pequeno, que pode ser alocado em áreas mais urbanas.

A otimização que essa estratégia proporciona é a proximidade com o consumidor final. Ou seja, quanto mais próximo dos clientes, maior será a velocidade das entregas.

Esses espaços não precisam ser necessariamente um armazém, mas podem ser dark stores ou até mesmo em armários inteligentes.

Outras tendências para a last mile

E, claro, além de  todas essas, existem outras tendências que é importante estar de olho para os próximos anos como:

  • q-commerce
  • out of home delivery
  • crowd shipping
  • drones
  • robôs

O futuro da last mile

Quando falamos sobre a etapa que vai assegurar – ou não – a satisfação do cliente, uma coisa é certa, essa etapa não vai parar de evoluir.

Por isso, a dica aqui é: tenha canais seguros e atuais para consumir conteúdos sobre a logística last mile. Garantindo, desta forma, um conhecimento das possibilidades, para que seu negócio esteja sempre à frente.

Blogs, redes sociais, canais no Telegram e Newsletters ,são maneiras acessíveis de adquirir conhecimento e se manter por dentro das novidades.